A Lei Antiterrorista 13.260: a criação do inimigo e o Estado de exceção permanente
The Antiterrorist Law 13.260: The creation of the enemy and the permanent exception State
Resumo
Próximo da Olimpíada do Rio de Janeiro, a Lei 13.260, conhecida como Lei Antiterrorista, foi sancionada em 16 de março de 2016. Essa lei traz uma tipificação de terrorismo relativamente imprecisa, na qual o Estado tem a prerrogativa de decidir se um indivíduo potencialmente cometerá um ato terrorista através de critérios que não são bem especificados. Dessa forma, a lei garante ao soberano, através da ação policial, decidir unilateral e constitutivamente os atos como terroristas. Assim, a prerrogativa do soberano de constituir o fato, nesse caso o terrorismo, sobre o qual incidirá a exceção – regime jurídico excepcional –, na verdade, torna-se estado de exceção permanente, no qual o fato e a regra se (con) fundem. Este artigo, portanto, pretende analisar de que modo a Lei Antiterrorista pode ser compreendida como instrumento do estado de exceção permanente.
Palavras-chave: Lei 12.260; Terrorismo; Estado de Exceção; Inimigo.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).