Identidade nacionalista e o IRA: como a ascensão e a pacificação do grupo ajuda a compreender o terrorismo
Nationalist identity and the IRA: the rise and pacification of the group and the understanding of terrorism
Resumo
Este texto tem como prioridade trabalhar a complexidade do termo terrorismo, demonstrando sua modalidade operativa e buscando compreender sua emergência e legitimação. Tem-se como objetivo dispor sobre a relação entre padrões operativos do terrorismo e a criação de identidades, utilizando para isso, a questão entre católicos-nacionalistas e protestantes-unionistas na Irlanda e Irlanda do Norte, tendo como foco principal as ações do Exército Republicano Irlandês (IRA). Concluiu-se que a maneira na qual o conflito é reproduzido ajuda a criar uma forte identidade nacionalista na região, e que em conjunto com a forte legitimação alcançada pelo IRA durante os anos, fez com que a renúncia do grupo ao recurso armado mais justificasse o uso do terrorismo do que arrefecesse o conflito.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).