“As crianças de que trata esse informe não são um problema” UNICEF e a educação inclusiva no Chile e no Brasil
“The children taken here are not a problem”: UNICEF and inclusive education in Brazil and Chile
Resumo
Este artigo tem como objetivo comparar as políticas públicas do Brasil e Chile no que tange à inclusão da criança com deficiência na escola. Como critérios de análise foram utilizados os compromissos estabelecidos pelo UNICEF (2013) e ratificados por ambos países. A partir desses compromissos, será possível analisar se cada um destes países está cumprindo com os objetivos firmados, implementando, para tanto, a educação inclusiva. Por fim será feita uma análise qualitativa das políticas públicas com a finalidade de identificar quais delas promovem segundo Amartya Sen (1999), o real desenvolvimento da criança com deficiência.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
29-09-2017
Como Citar
Viana, M. A., & Maia, E. (2017). “As crianças de que trata esse informe não são um problema” UNICEF e a educação inclusiva no Chile e no Brasil. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 16(31), 140-164. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/13863
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).