Aproximação entre os países dos BRICS: uma análise comparativa da relação entre Brasil e Rússia
Approach among BRICS countries: a comparative analysis of the relation between Brazil and Russia
Resumo
Este estudo tem como intuito abordar, por meio de embasamento advindo de fontes oficiais e artigos científicos da área de política internacional, os aspectos das relações internacionais no que concerne o grupo de cooperação informal formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, conhecido, por meio de definição criada por Jim O’Neil, como BRICS. O surgimento dos BRICS em 2001 veio para caracterizar países com economias emergentes no cenário internacional com semelhanças econômicas e possuidores de dinâmicas semelhantes.
O enfoque dado aqui é em relação à superação do conceito inicial dos BRICS e sua abrangência atual, além das relações entre os países que o compõem, ressaltando a construção da política externa da Rússia no período pós-soviético e como essa conecta pontos de interesse com a política externa adotada pelo Brasil nesse cenário de integração surgido entre os cinco países.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).