A formação da estratégia de defesa brasileira
The formation of a brazilian strategy of defense
Resumo
O artigo a seguir busca realizar um apanhado histórico do processo de concepção e desenvolvimento de uma estratégia nacional de defesa. Como será visto, a América do Sul dispõe de atenção especial nos principais documentos aqui estudados. Com o aprofundamento das relações entre os países do subcontinente através de iniciativas visando a formação de um bloco econômico e político, a região passa a ser entendida como um “entorno estratégico”, de modo que a defesa do país passa a ser pensada para além de suas fronteiras nacionais. Em alguns momentos, com destaque para o período no qual Celso Amorim esteve à frente da diplomacia brasileira, chega-se a mencionar uma “comunidade sul-americana”, refletindo o desejo de consolidar uma ligação que transcende a esfera econômica e política. Aqui será analisado como se deu esse percurso e os interesses da chancelaria brasileira nesse processo.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).