O narcotráfico nas fronteiras brasileiras e a feminização da pobreza: um ciclo vicioso
Drug trafficking on Brazilian borders and the feminization of poverty: a vicious cycle
Resumo
Neste artigo será explorada a relação dos estigmas de gênero, especialmente a feminização da pobreza, com o tráfico de drogas. Essa relação será aplicada aos casos específicos da fronteira Brasil-Colômbia e Brasil-Paraguai, contextos escolhidos por se tratarem de situações em que os problemas gerados pelo tráfico são muito mais visíveis através de estatísticas, por exemplo, e porque a fronteira envolve o governo de dois países, criando assim uma situação muito particular. Com isso, busca-se compreender o impacto das vulnerabilidades sociais e do grau de presença do Estado nessas regiões na vida das mulheres
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
16-08-2018
Como Citar
Souza, J. H. (2018). O narcotráfico nas fronteiras brasileiras e a feminização da pobreza: um ciclo vicioso. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 17(33), 47-62. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/15721
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).