Wikileaks: O Vazamento de Informações Secretas Como Forma de Contra-hegemonia
Wikileaks: the leak of secret information as a form of conter-hegemony
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo mapear a atuação da organização Wikileaks como ator independente na política internacional. Fundado em 2006, o grupo, que tem como principal figura Julian Assange, é conhecido por ter vazado documentos secretos que envolvem alguns dos principais atores das relações internacionais. O questionamento feito pelo artigo é como caracterizar a atuação do grupo na política internacional vigente, considerando como hipótese que a organização executa o papel de uma mídia contra-hegemônica, diante da estrutura e das estratégias utilizadas. Busca-se, assim, entender o impacto do formato de mídia representado pelo Wikileaks na ordem mundial atual. Para responder a questão, utiliza-se a perspectiva neogramsciana nas Relações Internacionais, tendo como autor principal Robert Cox. São utilizados, por fim, três casos para exemplificar a maneira como o grupo atua: As eleições estadunidenses de 2016; Os arquivos revelados sobre a Guerra do Iêmen; Os documentos da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos vazados pelo Wikileaks.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).