Hegemonia e crise: um estudo da posição dos EUA no sistema de Estados do século XXI
Hegemony and crisis: a study of the USA position in the system of states of the XXI century
Resumo
O presente trabalho objetiva testar as recentes afirmações que indicam a queda da posição hegemônica norteamericana no século XXI. Para tanto, será feita uma breve revisão bibliográfica acerca do conceito de hegemonia, fase que será seguida pela apresentação da proposta de Susan Strange acerca dos elementos de determinação hegemônica. Ao sobrepor estes a recentes notícias acerca de posicionamentos americanos e demais desdobramentos internacionais buscar-se-á, finalmente, elucidar a real situação atual da hegemonia dos EUA.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
10-09-2019
Como Citar
Makio, D. A. (2019). Hegemonia e crise: um estudo da posição dos EUA no sistema de Estados do século XXI. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 18(36), 330-346. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/19587
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).