Os efeitos da crise do petróleo na política externa brasileira durante o governo Geisel
The effects of the oil crisis in the Brazilian foreign policy during the government of Geisel
Resumo
A década de 70 foi marcada por grandes mudanças no cenário internacional, a Guerra Fria chegava a uma fase mais pacífica, momento em que os diálogos entre EUA e URSS foram aprofundados. Nessa mesma época, os países membros da OPEP resolveram aumentar o preço do barril de petróleo, gerando uma crise econômica mundial. É nesse contexto que o General Ernesto Geisel assume a presidência do Brasil, com o desafio de manter a economia em crescimento, intensificar as políticas universalistas e ganhar autonomia no cenário internacional. Através de uma revisão bibliográfica dos principais autores que se debruçaram sobre o tema, o artigo busca analisar como a crise do petróleo influenciou a estratégia de política externa do governo de Geisel, sobretudo na intensificação de políticas universalistas.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).