A diplomacia pública para alcançar a Protodiplomacia: uma perspectiva sobre a Catalunha
The public diplomacy to reach the Protodiplomacy: an outlook about Catalonia
Resumo
Este artigo procura relacionar a diplomacia pública como um método para se realizar a Protodiplomacia, termo que define as atividades no âmbito internacional de governos descentralizados que buscam criar bases internacionais para uma futura secessão. O artigo estuda o caso da Catalunha, analisando as suas características históricas chegando ao marco temporal deste trabalho que foi a decisão por ilegalidade pela Suprema Corte espanhola em 2010 do seu Estatuto da Autonomia de 2006, iniciando-se a secessão política. A diplomacia pública analisada foi a de Quebec, que possui três traços: identitária, institucionalizada e doméstica. Verifica-se que, após a reflexão sobre a atuação internacional da Catalunha, a Protodiplomacia não pode ser realizada através da diplomacia pública devido a uma questão interna da Catalunha.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).