Política Externa e Diplomacia Presidencial: uma análise comparada dos governos Fernando Henrique Cardoso, Lula da Silva e Dilma Rousse (1995-2016)
Foreign Policy and Presidential Diplomacy: a comparative analysis of the Fernando Henrique Cardoso, Lula da Silva and Dilma Rousseff governments (1995-2016)
Resumo
O presente trabalho objetiva analisar comparativamente as maneiras pelas quais a diplomacia presidencial foi utilizada como um instrumento da política externa durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016), com o intuito de compreender se o uso do instrumento diplomático pode variar segundo: as características pessoais do presidente e a agenda de deslocamentos dos três governos. Para isso, utilizou-se da contribuição teórica de Sérgio Danese (2017) para compreender como se operacionalizou efetivamente a diplomacia de cúpula nos governos supracitados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
13-09-2021
Como Citar
Marinho, R. (2021). Política Externa e Diplomacia Presidencial: uma análise comparada dos governos Fernando Henrique Cardoso, Lula da Silva e Dilma Rousse (1995-2016). Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 20(39), 67-95. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/22793
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).