Bolivarismo e Monroísmo: contrastes e concertos na América do século XIX
Bolivarism and Monroism: contrasts and accordances in 19th century America
Resumo
O presente artigo visa analisar dois dos mais relevantes "projetos americanos" do século XIX: o Bolivarismo e o Monroísmo. Partimos de uma análise dos princípios conceituais de cada projeto, ressaltando suas semelhanças e divergências por meio da revisão de documentos históricos que registraram o clima político e cultural da época de suas gêneses. Ademais, ressaltamos alguns dos interesses internos e externos ao continente que eventualmente catalisaram ou diluíram os ideais respectivos de cada projeto. Finalmente, revisamos os eventos históricos posteriores ao surgimento dos projetos, buscando compreender a práxis dos ideais bolivaristas e monroístas que contribuíram para uma reconfiguração do quadro geopolítico americano nos séculos XIX e XX.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).