As crianças no tráfico: um estudo sobre o conceito de crianças-soldado e a atuação do UNICEF no Brasil
Children in smuggling: a study on the concept of child-soldiers and UNICEF’s work in Brazil
Resumo
O intuito do artigo é analisar se as crianças envolvidas no tráfico de drogas nas ''favelas'' do Rio de Janeiro podem ser consideradas crianças-soldado segundo o conceito do UNICEF e, assim, descobrir se é possível que a sociedade internacional faça algo a respeito. Para tal, será analisado o conceito, tendo como base o Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança sobre o Envolvimento de Crianças em Conflitos Armados, e como o Fundo poderia auxiliar estas crianças e chamar atenção de outros atores internacionais, considerando a realização de projetos deste Fundo no Brasil e seu incentivo para cooperação trilateral entre os países da América Latina. A conclusão revela a necessidade uma adaptação no conceito para que ele se adeque á situação das crianças do Rio de Janeiro.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).