O Impacto do Facebook Sobre o Sul Global: o que Acontece Quando não se Importa o Suficiente
Resumo
Os fenômenos do big-data e das fake news tiveram impactos inegáveis nos processos políticos dos últimos anos. Num primeiro momento, este artigo visa discutir a relação entre esses fenômenos e o exercício democrático. Em seguida, demonstramos que, apesar da baixa responsabilização, o Facebook tem um papel central na propagação desse cenário. Para isso, serão analisadas as evidências da mais recente denúncia em relação à atuação da plataforma contra as atividades inautênticas, feita por Sophie Zhang. Além disso, o trabalho visa demonstrar que a preocupação com o Sul global é mínima e que, mesmo com repercussões muito maiores nesses países, a empresa toma decisões deliberadas que permitem aos bots gerar danos ao tecido social e político.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).