Países com economia verde na busca pelo lucro no sistema capitalista internacional e a exploração do meio ambiente: o caso de Noruega e Brasil
Resumo
Com a evolução do capitalismo formou-se um sistema de interações internacionais no qual existe o predomínio econômico de países do Norte Global em detrimento da exploração de países do Sul. Este trabalho busca apresentar o contexto e o desenvolvimento dessa dinâmica com foco nas relações econômicas do Brasil e da Noruega. Além disso, procura-se compreender como a questão da exploração ambiental se insere nessa conjuntura. À vista disso, utiliza-se das teorias marxistas e neomarxistas como as teorias de Dependência e Sistema-Mundo, para analisar o comportamento dos atores na busca pelo lucro e a inserção no comércio internacional no sistema capitalista vigente.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
14-04-2023
Como Citar
de Souza Andrade, A. C., Pereira, B., Figueiredo Tudisco, D., Ramos Ferreira, N. I., & Almeida Abreu, V. (2023). Países com economia verde na busca pelo lucro no sistema capitalista internacional e a exploração do meio ambiente: o caso de Noruega e Brasil. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 21(42), 25-45. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/27213
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).