Divide et Impera: uma análise sobre a colonização da África e suas consequências
Resumo
A colonização da África teve impactos profundos para as populações colonizadas. Ademais, foi um elemento crucial para a constituição dos Estados africanos no pós-colonização. Tendo isso em vista, o artigo tem como objetivo analisar como se deu e quais os impactos da colonização da África. Através de uma revisão bibliográfica de fontes primárias e secundárias, argumento que a colonização se instituiu através tanto da imposição de uma estrutura de pensamento pautada na hierarquização de populações tendo como base preceitos raciais, quanto pelo interesse de exploração de recursos a partir do domínio do território. Ademais, concluo que a colonização delimitou as condições de possibilidade dos Estados africanos no pós-colonização em suas formas de organização política e social.
Downloads
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).