A Ciência como instrumento de poder: a atuação chinesa na Antártica
Resumo
A partir da assinatura do Tratado da Antártica em 1983, a China se empenhou em estabelecer e intensificar sua atuação na região polar. Um dos maiores investimentos econômicos realizados consistem no Programa Científico Antártico Chinês, que tem se desenvolvido amplamente desde sua fundação. A atuação chinesa na Antártica, porém, pode ser entendida como um eficaz mecanismo de projeção de poder. A partir do conceito de soft power de Joseph Nye, o presente artigo irá analisar o processo de evolução da China na Antártica, desde a criação do tratado até os dias atuais de forma a entender como seu programa científico atua como instrumento de poder.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
14-04-2023
Como Citar
Santos Sousa, G., Bastos Silva da Cruz , I., Henrique de Oliveira Silva, L., & Maria Campos Gomes, N. (2023). A Ciência como instrumento de poder: a atuação chinesa na Antártica. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 21(42), 138-158. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/28080
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).