Turismo Sustentável e Educação Ambiental: dois importantes aliados na promoção do Desenvolvimento Sustentável / Sustainable Tourism and Environmental Education: two important allies in Sustainable Development promotion

  • Giovana Natalie Carvalho Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Beatriz Junqueira Bernardes Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A urgência do tratamento das questões ambientais e da promoção de processos mais sustentáveis, assim como a crescente competitividade entre os destinos turísticos e os impactos negativos gerados pelo turismo exigem que todos os envolvidos na cadeia turística tomem consciência de sua corresponsabilidade na preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população. A Educação Ambiental (EA) apresenta-se como uma grande aliada do turismo sustentável, ao promover a tomada de consciência por meio da vivência. Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia e tem como propósito discutir sobre a importância da Educação Ambiental para o desenvolvimento do Turismo Sustentável. Caracteriza-se como pesquisa exploratória sendo consultados para contextualização e abordagem da temática livros, artigos científicos, legislação e sites. O artigo se divide em quatro sessões em que serão discutidos temas como o Desenvolvimento Sustentável e a Sustentabilidade, a relevância da Educação Ambiental como agente transformador e promotor do DS e a importância da EA para a promoção do Turismo Sustentável. 

Palavras-chave: Turismo Sustentável, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade.

Abstract

The urgency of addressing environmental issues and promoting more sustainable processes, as well as the increasing competitiveness between touristic destinations and the negative impacts generated by tourism, require all those involved in the tourism chain to become aware of their co-responsibility in environmental preservation and improvement of the populations' quality of life. Environmental Education (EE) presents itself as a great ally of sustainable tourism by promoting awareness through living. This article is a cut of the master's dissertation of the Postgraduate Program in Geography of the Federal University of Uberlândia and aims to discuss the importance of Environmental Education for the development of Sustainable Tourism. It is characterised as exploratory research being consulted for contextualization and approach of thematic books, scientific articles, legislation and sites. The article is divided into four sessions that will discuss topics such as Sustainable Development and Sustainability, the relevance of Environmental Education as a transforming agent and promoter of SD and the importance of EE for the promotion of Sustainable Tourism.

Keywords: Sustainable Tourism, Environmental Education, Sustainable Development, Sustainability.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Natalie Carvalho Santos, Universidade Federal de Uberlândia
Graduada em Turismo e Hotelaria pelo Centro Universitário do Triângulo (2008), pós-graduada com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2011) e mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Tem experiência na área de turismo, hotelaria e recursos humanos. Fluente em inglês e espanhol. Atualmente é servidora pública na Prefeitura Municipal de Uberlândia na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Universidade Federal de Uberlândia
Possui graduação em Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é professora associada 1 da Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental e ensino de geografia. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IG/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (FACIP/UFU).
Publicado
31-07-2019