Reflexões metodológicas sobre Cartografia Escolar, Multimodalidade e Multiletramentos com foco de análise na Educação Básica

Resumo

Os mapas são uma das primeiras formas de linguagem utilizadas pela humanidade para se comunicar e para registrar informações sobre o espaço vivido. Essa linguagem inicialmente esteve atrelada basicamente à representação analógica da realidade. Porém, com a evolução tecnológica empreendida no universo da Cartografia e com a transformação da sociedade, especialmente nos séculos XX e XXI, essa linguagem se tornou múltipla e diversa, ou seja, multimodal e híbrida necessitando ser debatida enquanto uma nova possibilidade de inovação metodológica no ensino de Geografia. Sob essa lógica, o presente texto teve como objetivos relatar uma metodologia de multiletramentos para Cartografia Escolar que enfatiza a existência de mapas híbridos e multimodais e que fornece subsídios às práticas pedagógicas multiletradas no ensino de Geografia na Educação Básica. Concluiu-se que a proposta metodológica articulou os conhecimentos de Cartografia Escolar, as novas e múltiplas linguagens e o ensino de Geografia se mostrando eficiente nos contextos de aplicação e auxiliando com a aprendizagem dos estudantes de forma interativa e colaborativa no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, UFSM
Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015 e 2019 respectivamente). Pós-doutoranda em Geografia pelo PPGGeo/UFSM (PNPD/CAPES). 
Elsbeth Léia Spode Becker, UFN
Graduação em Geografia (Bacharelado), Graduação em Geografia (Licenciatura Plena), Mestrado em Engenharia Agrícola e Doutorado em Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, Professora adjunta no Centro de Ciências Humanas da Universidade Franciscana (UFN) e professora da rede pública estadual atuando no Ensino Médio em Santa Maria, RS.
Roberto Cassol, UFSM
Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), especialista em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais-CEIOSO, pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (1988) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo-USP (1996). Professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria nos cursos de graduação em Geografia presencial e a distância e na Pós-Graduação em Geografia.
Publicado
21-10-2019