Reflexões metodológicas sobre Cartografia Escolar, Multimodalidade e Multiletramentos com foco de análise na Educação Básica
Resumo
Os mapas são uma das primeiras formas de linguagem utilizadas pela humanidade para se comunicar e para registrar informações sobre o espaço vivido. Essa linguagem inicialmente esteve atrelada basicamente à representação analógica da realidade. Porém, com a evolução tecnológica empreendida no universo da Cartografia e com a transformação da sociedade, especialmente nos séculos XX e XXI, essa linguagem se tornou múltipla e diversa, ou seja, multimodal e híbrida necessitando ser debatida enquanto uma nova possibilidade de inovação metodológica no ensino de Geografia. Sob essa lógica, o presente texto teve como objetivos relatar uma metodologia de multiletramentos para Cartografia Escolar que enfatiza a existência de mapas híbridos e multimodais e que fornece subsídios às práticas pedagógicas multiletradas no ensino de Geografia na Educação Básica. Concluiu-se que a proposta metodológica articulou os conhecimentos de Cartografia Escolar, as novas e múltiplas linguagens e o ensino de Geografia se mostrando eficiente nos contextos de aplicação e auxiliando com a aprendizagem dos estudantes de forma interativa e colaborativa no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Educação Básica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
21-10-2019
Seção
ARTIGOS
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.