Significar Territórios como Estratégia de Diferenciação: Aportes Teóricos e Metodológicos

Palavras-chave: Território, Signos Distintivos Territoriais, Associativismo Territorial, Indicação Geográfica, Desenvolvimento Territorial

Resumo

Significar territórios refere-se ao ato de atribuir-lhe uma marca convencionada para distingui-los como recortes espaciais específicos, incluindo sua gente, suas tradições históricas, suas formas de sobrevivência e/ou seus produtos diferenciados, como estratégia de reafirmação das especificidades do território e sua identidade. Como se trata de um signo ou símbolo que serve para distinguir um território dos demais lugares, está se falando, então, de um signo distintivo territorial. Parte-se da premissa de que as possibilidades de ampliar a competitividade de territórios ou regiões aumenta, dependendo de capacidade de organização socioterritorial, qualidade e características específicas dos produtos que oferecem ao mercado. Tem-se o propósito de refletir teoricamente sobre o tema em referência, além de apresentar uma proposta metodológica para ser utilizada na investigação em experiências de associativismo territorial. Conclui-se que significar territórios, implica em reafirmar a valorização da dimensão territorial nos processos de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Roque Dallabrida, Universidade do Contestado
Geógrafo, Doutor em Desenvolvimento Regional, com atuação na Universidade do Contestado (Santa Catarina - Brasil), no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Editor-chefe da revista Desenvolvimento Regional em debate (A4).
Publicado
28-01-2020