O Estado da Arte das Pesquisas em Ensino de Geografia Publicadas em Periódicos Nacionais: perspectivas e tendências
Resumo
Neste artigo é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on line até o ano de 2016. O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on line, toda a série histórica destas publicações, possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia. As tabelas, gráficos e mapas estão inseridos para proporcionar ao leitor uma noção dos temas das pesquisas produzidas e sua espacialização no território nacional. Encontraram-se 1.458 artigos nesta temática, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o Qualis Periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977; 2011). Destacam-se categorias: políticas educacionais, processos de ensino e de aprendizagem, conteúdos da Geografia, ciência geográfica, formação de professores e sujeitos da educação. Por fim, por ser atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante difícil, especialmente em razão de sua retidão criteriosa e reflexiva, facilitando sempre o crescimento de estudos inovadores, visando ao aprimoramento dos conhecimentos do cidadão.
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.