O Estado da Arte das Pesquisas em Ensino de Geografia Publicadas em Periódicos Nacionais: perspectivas e tendências

Palavras-chave: Ensino de Geografia, Pesquisa, Estado da Arte, Análise de Conteúdo; Perspectivas e Tendências

Resumo

Neste artigo é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on line até o ano de 2016. O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on line, toda a série histórica destas publicações, possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia. As tabelas, gráficos e mapas estão inseridos para proporcionar ao leitor uma noção dos temas das pesquisas produzidas e sua espacialização no território nacional. Encontraram-se 1.458 artigos nesta temática, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o Qualis Periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977; 2011). Destacam-se categorias: políticas educacionais, processos de ensino e de aprendizagem, conteúdos da Geografia, ciência geográfica, formação de professores e sujeitos da educação. Por fim, por ser atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante difícil, especialmente em razão de sua retidão criteriosa e reflexiva, facilitando sempre o crescimento de estudos inovadores, visando ao aprimoramento dos conhecimentos do cidadão.

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Biografia do Autor

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina
Professor Adjunto do Departamento de Geociências, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em  Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010), Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Dimensão (2010),  Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica - Uniandrade (2012). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e em Multiculturalismo (Gepegeom) - CNPQ,  Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de geografia; inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais; formação inicial de professores de geografia; educação inclusiva; processos de ensino e de aprendizagem.
Publicado
08-11-2019