Etnogeomorfologia, uma possibilidade didática no ensino de Geomorfologia
Resumo
A partir da segunda metade do século XX, começou-se a utilizado a terminologia “etnociência” para designar conhecimentos de populações tradicionais e suas classificações a respeito dos fenômenos naturais. A popularização da etnociência permitiu a ação de várias disciplinas e áreas do conhecimento científico, interessando-se pelo conhecimento dos povos tradicionais e conectando-os a seus conhecimentos acadêmicos. A Geomorfologia, por apresentar íntima relação com o ser humano em seu cotidiano, possibilita o uso de ferramentas que aproximem a realidade do dia a dia das pessoas à linguagem científica, o que acabou por se denominar, a partir de estudos recentes, de “etnogeomorfologia”. No entanto, é necessário que se reconheça o exercício educativo como sendo o elo mediador desta ligação, uma vez que o uso da etnogeomorfologia em sala de aula pode levar o aluno a uma aprendizagem significativa, considerando suas próprias experiências e ações. O presente trabalho propõe a utilização da etnogeomorfologia como uma possibilidade didática no ensino de Geomorfologia, na intenção de promover uma alternativa pedagógica que aproxime o conhecimento científico tradicional ao conhecimento popular e ao cotidiano das pessoas.
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