Percepção de lotação e grau de satisfação dos visitantes da Gruta da Lapinha (Parque Estadual do Sumidouro, MG,Brasil)
Resumo
Cavernas são recursos naturais diferenciados que apresentam elevado interesse turístico. As atividades humanas realizadas em cavernas devem ser conduzidas de forma sustentável, respeitando a capacidade de carga do ambiente e, também, a percepção de lotação dos visitantes. Neste contexto, foram pesquisados o perfil do visitante, seu grau de satisfação e sua percepção de lotação na gruta da Lapinha, uma das mais conhecidas cavernas turísticas do Brasil. A pesquisa foi feita com o uso de um questionário, aplicado aos visitantes com o uso de tablets, durante o feriado de Carnaval (08 a 14 de fevereiro de 2018). Mesmo se tratando de um período de alta temporada, os resultados apresentaram altos índices de aprovação do receptivo, dos funcionários, dos monitores e da receptividade local. Dos visitantes entrevistados, 32,3% indicaram que o grupo estava com quantidade de pessoas superior à desejada, evidenciando o limite atingido na percepção de lotação e levantando questões para a gestão sobre o dimensionamento dos grupos. Ademais, a pesquisa também demonstrou que a população local que não possui vínculo empregatício com o Parque, não está sendo beneficiada diretamente pela atividade turística, visto que a maior parte dos visitantes são excurcionistas e, em sua maioria, não se alimentam ou pernoitam no município.
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.