A propriedade da terra no Uruguai: Formação social, politicas publicas, território e industria de celulose
Resumo
Desde o ano 2005, com a chegada ao governo da força progressista da “Frente Ampla”, o Uruguai atravessa por um ciclo de estabilidade político- econômica e governabilidade que tem lhe permitido manter um ritmo de crescimento relativamente constante, em um contexto regional marcado pela arremetida do conservadorismo e a direita neoliberal. Durante este ciclo foram notórios os avanços em matéria de direitos individuais e laborais, na redução da pobreza e exclusão social, etc., em consonância com a consolidação de um modelo produtivo baseado na exportação em grande escala de produtos primários e caracterizado pela concentração e anonimato sobre a propriedade da terra. Isto, por sua vez, se apoia em políticas públicas que estabelecem um marco regulatório que garante grandes vantagens ás empresas (concessões, isenções fiscais, etc.), visando assim atrair investimentos (estrangeiros) como forma de inserção internacional. A indústria da celulose, que começou em 2007, baseada no monocultivo de eucalipto, é hoje um pilar fundamental deste modelo, com a particularidade de ser uma indústria conduzida por grandes empresas transnacionais, que produzem baixo o regime de Zonas Francas e que são as maiores proprietárias de terra no país. Com a iminente instalação de uma terceira fábrica de produção de celulose, abrem-se novas questões em relação à propriedade da terra, a forma de organização espacial das empresas, sob a relação entre estas e o Estado e sobre a capacidade de este de regular soberanamente o território nacional.
Palavras–chave: Formação social - Políticas públicas – Território – Indústria de celulose
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.