Climatologia do Estado do Tocantins - Brasil

  • Aline de Freitas Roldão Universidade Federal de Uberlândia
  • Vanderlei de Oliveira Ferreira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Palavras-chave: pluviosidade; temperatura; balanço hídrico; classificação climática

Resumo

O presente texto descreve resultados de pesquisa dedicada à avaliação de características climáticas do Estado do Tocantins, especialmente quanto aos fatores temperatura, pluviosidade e outras variáveis do balanço hídrico climatológico. Quanto à pluviosidade, foram adotados dados diários disponibilizados pela Agência Nacional de Águas (ANA) de postos pluviométricos situados dentro e no entorno do território tocantinense para período de 32 anos (1985 a 2016). Já os dados de temperatura do ar foram obtidos a partir do projeto Reanalysis do National Centers for Environmental Prediction/National Center for Atmospheric Research (NCEP/NCAR). O cálculo do balanço hídrico foi feito através da metodologia proposta por Thornthwaite e Mather (1955), adotando-se capacidade de água disponível no solo (CAD) de 100 mm como valor padrão. Os tipos climáticos foram identificados de acordo com as propostas de classificação de Köppen e Geiger (1928) e Thornthwaite (1948). Espera-se que os resultados sejam úteis para a gestão territorial e pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Freitas Roldão, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada (2013) e bacharel (2014) em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia . Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Atualmente é doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui experiência em Geografia, com ênfase em Climatologia Geográfica.

Vanderlei de Oliveira Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
É geógrafo, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). É professor da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU). Dedica-se ao ensino e pesquisa em áreas das Geociências, especialmente Climatologia, Hidrogeografia e Geocartografia. Desenvolve projetos de pesquisa financiados pela Fapemig e pelo CNPq. Participa do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.
Publicado
05-11-2019