Panorama dos rompimentos de barragens de rejeito de minério no mundo
Resumo
A mineração é um dos mais importantes setores da economia mundial, exercendo grande impacto na evolução tecnológica da humanidade. O século XX foi um período decisivo para o setor, no qual a exploração mineral cresceu de forma substancial em termos internacionais. Paralelamente, houve um aumento do número de casos de rompimentos de barragens de rejeito de minério no mundo, inclusive no Brasil. Nesse sentido, o trabalho apresenta um panorama sobre eventos de rompimentos de barragens de rejeito entre os anos de 1910 e 2019. Os dados obtidos apontam para uma predominância de casos de rompimento ao longo das décadas de 1960, 1970 e 1980, além de uma transição da ocorrência destes eventos da Europa para a América do Sul e para a Ásia. É dada ênfase a quatro grandes incidentes: Aznalcóllar (Espanha, 1998), Mount Polley (Canadá, 2014), Fundão (Brasil, 2015) e Brumadinho (Brasil, 2019). O texto traz características da legislação minerária em cada um desses países associando com os eventos citados.
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.