Circuitos de comercialização da economia urbana da reciclagem fluminense
Resumo
Com o crescimento do capitalismo, que acaba gerando mais lixo em razão de seus produtos industrializados, também cresceram as pesquisas sobre os resíduos sólidos, inclusive da área da geografia, que abordam os variados aspectos da catação e da reciclagem. Portanto, devido à importância de se compreender os sujeitos sociais envolvidos nesse processo de reciclagem, este artigo busca fazer uma revisão bibliográfica que desvela os circuitos de comercialização da economia urbana, com o intuito de conhecer as diversas formas de análises teóricas envoltas no fenômeno da catação e da reciclagem. Também, discute o conceito contemporâneo de rede e como elas se articulam entre as organizações, fazendo um levantamento acerca da rede de produção da reciclagem do Estado do Rio Janeiro. Portanto, cabe ressaltar a importância do estudo desse conceito de circuito espacial na atualidade, já que permite identificar e conhecer a lógica dos territórios e das redes, onde são sempre renovados os modos de produção, circulação, e as interações entre os sujeitos que estão inseridos no contexto da reciclagem e do “Jogo do Lixo”.
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.