No caminho para a escola
a percepção e representação das paisagens por alunos do ensino médio em Alto Piquiri - PR
Resumo
O presente estudo objetiva compreender a percepção e representação das paisagens, no caminho para a escola, observadas pelos estudantes da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Papa João XXIII em Alto Piquiri - PR. Com esse intuito, a pesquisa foi colocada em prática a partir da realização de conversas informais, aplicação de um questionário e confecção de mapas mentais pelos estudantes. A partir das atividades, foi possível verificar que a compreensão da paisagem, sua percepção e os sentimentos a ela referidos, mostram que as concepções de mundo dos alunos, refletidas pelas paisagens, estão atreladas a elementos materiais e, com mais ênfase, imateriais. Já a representação das paisagens, mediante elaboração dos mapas mentais pelos alunos, privilegiou suas vivências, sentidos particulares e sentimentos, muito mais que um produto cartográfico, em que certos elementos podem estar no centro ou nas margens da folha, maiores ou menores, devido aos significados que recebem. Ao se trabalhar com as paisagens vivenciadas cotidianamente pelos alunos, torna-se possível que aprendam com as suas reflexões, a partir do que escreveram, falaram e desenharam, estimulando um olhar crítico e mais profundo sobre a realidade.
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.