Vulnerabilidade socioeconômica do litoral cearense:

mapeamento das localidades atingidas pelo derramamento de óleo

  • Samuel Façanha Camara Universidade Estadual do Ceará
  • Felipe Roberto da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Roberto Pinto Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Zona Costeira, Vulnerabilidade Socioecônomica, Desastre Ecológico, Derramamento de Óleo

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar a vulnerabilidade socioeconômica dos estabelecimentos situados nas praias do Ceará atingidas pelo derramamento das manchas de óleo. Neste estudo exploratório descritivo, de natureza quantitativa, utilizou-se materiais cartográficos digitais, como o My Maps e Google Earth, para mapear e buscar por concentração de estabelecimentos comerciais ou outras instituições, assim como delimitar as áreas de análise. Mensurou-se a vulnerabilidade através da construção de um indicador, estabelecendo diferentes pesos para aquelas atividades com alta, média e baixa proximidade das manchas de óleo, assim como aquelas com alta e baixa exposição ao incidente e, finalmente, avaliando também a persistência em dias que estas localidades permaneceram oleadas. Os achados evidenciaram as áreas com maior potencial de vulnerabilidade socioeconômica, localizadas no município de Fortaleza. Estas implicações são relevantes, uma vez que existe nas respectivas áreas uma grande densidade demográfica e um crescente potencial turístico da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Façanha Camara, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1989), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1993) e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Pós Doutorado em Gestão da Inovação na FGV-EBAPE (2013). Foi Pró-Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Foi diretor de articulação institucional do Instituto de Tecnologia da Informação - ITIC (2005 a 2008), Coordenador e Vice-Coordenador do Mestrado e depois Programa de Pós Graduação e Administração da UECE, Coordenador do Projeto RedeNit-CE (Rede de Inovação composta pelos NITs do Ceará), Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento (GESTIC) e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Administração, com ênfase em Gestão da Tecnologia e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: administração financeira, análise econômica, risco, Métodos Quantitativos,simulação, gestão de cidades e Blue Economy.

Felipe Roberto da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Possui formação técnica em Ciências Contábeis na E.E.E.P Maria José Medeiros - 2012. Graduado em Contabilidade na Universidade de Fortaleza. Foi bolsista do PROBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) no período de agosto de 2015 e julho de 2016 na área de Modelo de Governança para instituição de ensino cuja linha de pesquisa foi "Sustentabilidade, competitividade e desempenho", orientado pela Professora Alessandra Varela Ponte. Também fez parte do Programa de Monitoria Institucional da Universidade de Fortaleza na disciplina Contabilidade Legislação Tributária II disciplinada pelo Professor Paolo Giuseppe Lima de Araujo. Atualmente é bolsista do Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE) pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), com ênfase na linha de pesquisa Gestão e Estudos Organizacionais.

Francisco Roberto Pinto, Universidade Estadual do Ceará

Tem pós-doutorado em Administração pelo PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco, é Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (2008), Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1974) e Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1998). É aposentado do Banco do Nordeste do Brasil, onde ocupou funções técnicas e gerenciais, principalmente nas áreas de Tecnologia da Informação e Recursos Humanos. É Professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Coordenador do Laboratório de Gestão da Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade; foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - Mestrado e Doutorado). É Membro Fundador e Diretor do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO). Publica e colabora como avaliador para vários periódicos científicos e vários eventos. É Membro do Conselho Editorial da Revista Gestão em Análise (ReGeA). Publicou os livros: Planejamento de Sucessão e Desenvolvimento Gerencial; Espiritualização nas Organizações; Evasão Fiscal como Estratégia. Atua em projetos de melhoria e implementação em Gestão Pública e Privada. Temas de interesse como pesquisador: Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade. É Membro Fundador da Academia Cearense de Administração (ACAD), membro da Associação dos Administradores do Estado do Ceará (AADECE) e Conselheiro do Conselho Regional de Administração (CRA-CE). ORCID https://orcid.org/0000-0003-2559-1524 

Publicado
29-07-2020