As dinâmicas territoriais da agricultura familiar no município de Tabapuã - SP
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender as estratégias dos agricultores familiares em períodos de expansões das culturas do café, da laranja e da cana-de-açúcar no município de Tabapuã – SP, desde a sua emancipação político-administrativa como município em 1929 até o ano de 2015. Fez-se necessário, coleta de dados secundários (IBGE, Fundação Seade, Casa da Agricultura, visita ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Biblioteca Municipal); estabeleceu-se saltos temporários no século XX (períodos onde as expansões tiveram seu ápice, periodização) e trabalho de campo em estabelecimentos com predominância da agricultura familiar. Após a sistematização dos dados e alinhados as abordagens selecionadas, analisou a principal produção da unidade familiar e suas estratégias de manutenção no campo e chegou as seguintes situações: as quais salientam que os períodos analisados desencadearam estratégias diversas, processos de organização/reorganização socioespacial da unidade territorial, ocasionando a desarticulação e redução de agricultores familiares nas últimas décadas, mas não o fim da atividade, que vem se mantendo e se ressignificando. Nesse cenário verificou-se também que não há uma assistência efetiva de auxílio (assistência técnica) para esses agricultores no quesito de manutenção de suas atividades tradicionais e/ou com programas de financiamento. A valorização desses indivíduos e a manutenção de suas atividades com garantia para sua permanência no campo só é possível por meio de políticas públicas que os valorizem e que os reconheçam como fundamentais para o abastecimento da merenda escolar, das feiras, dos (super)mercados, e como fornecedores de alimentos para as mesas dos brasileiros.
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.