Letramento como prática social na formação de educadores e educadoras em um curso de licenciatura em educação do campo na UNEAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o letramento como prática social e situada e como se constitui no processo de formação dos estudantes do curso de Letras no Programa de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Estadual de Alagoas. Desse modo, a proposta apresentada demonstra algumas atividades ocorridas durante o desenvolvimento do percurso formativo e experiências propostas entre teoria e práxis situadas. Nesse caso, apresentamos as vivências durante a feira de Reforma Agrária, ocorrida concomitante às aulas de Literatura alagoana e Língua Portuguesa III. O recorte teórico está pautado nos novos Estudos do Letramento propostos por Street (2014), articulados na formação que envolve a proposta pedagógica dos princípios da Educação do Campo, Silva (2009). Os resultados apontam a importância dos letramentos na formação dos Educadores e Educadoras do campo, o que contribui para o fortalecimento do processo formativo nas escolas do campo.
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