Estratégias para ler e reler textos sobre ensino de Geografia

  • Bruno Nunes Batista Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Ensino de Geografia, processos da leitura, formação docente, explicação, comentário

Resumo

Tomando por base a noção de que a leitura acadêmica pressupõe um método para entender os fundamentos teóricos, os meios de aplicação e o contexto de elaboração dos textos, este ensaio é escudado pela tese de que cabe ao professor aprender a ler os clássicos da área do ensino de Geografia. Mediante essa premissa, os argumentos-chave são desenvolvidos por meio dos seguintes imperativos: 1) levantar a hipótese de que os estudantes de licenciatura não sabem ler ou leem mal; 2) dialogando com autores como Dominique Folscheid, Jean-Jacques Wunenburguer e Frédéric Cossutta, aventar uma metodologia ledora; 3) fazendo uso da técnica da explicação e do comentário, problematizar três tempos distintos do pensamento geográfico escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Nunes Batista, Universidade Federal de Pelotas

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Publicado
15-04-2021