O estágio supervisionado e a formação docente em Geografia: PUC Minas e Casa Viva - Belo Horizonte/MG
Resumo
Este estudo discorre sobre a formação docente no decorrer do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Também aborda a importância da epistemologia geográfica e da construção do conhecimento, enfatizando a análise de informações acerca das práticas de ensino, que foram observadas e adquiridas por quatro alunos egressos do referido curso, e vivenciadas na instituição escolar Casa Viva - Educação e Cultura. Além disso, considera-se a promoção de uma educação socioconstrutivista nos processos ensino e aprendizagem, bem como suas proposições para uma prática docente que rompa com a educação tradicional, baseada na simples memorização ou transmissão do conteúdo, possibilitando, assim, a elaboração de conhecimento geográfico. Dessa forma, constituem-se como objetivo analisar essas propostas de práticas pedagógicas através de entrevistas semiestruturadas com os discentes, valorizando suas trajetórias escolares na instituição, e repensar o papel do estágio supervisionado para a formação de futuros professores de Geografia
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.