O estágio supervisionado e a formação docente em Geografia: PUC Minas e Casa Viva - Belo Horizonte/MG

Palavras-chave: Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Formação Docente

Resumo

Este estudo discorre sobre a formação docente no decorrer do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Também aborda a importância da epistemologia geográfica e da construção do conhecimento, enfatizando a análise de informações acerca das práticas de ensino, que foram observadas e adquiridas por quatro alunos egressos do referido curso, e vivenciadas na instituição escolar Casa Viva - Educação e Cultura. Além disso, considera-se a promoção de uma educação socioconstrutivista nos processos ensino e aprendizagem, bem como suas proposições para uma prática docente que rompa com a educação tradicional, baseada na simples memorização ou transmissão do conteúdo, possibilitando, assim, a elaboração de conhecimento geográfico. Dessa forma, constituem-se como objetivo analisar essas propostas de práticas pedagógicas através de entrevistas semiestruturadas com os discentes, valorizando suas trajetórias escolares na instituição, e repensar o papel do estágio supervisionado para a formação de futuros professores de Geografia

 

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Biografia do Autor

Jackson Junio de Morais, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa: Produção do espaço, ecologia, política, cultura, educação em Geografia. Graduado em Geografia pela instituição Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais núcleo universitário Coração Eucarístico. Desenvolve, através do Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia (GEPEGEO), atividades extensionistas para à formação Geografia e atividades de pesquisa em práticas de ensino em Geografia. Atuou em diversos projetos como: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pelo CNPq; Foi extensionista do Escritório de Integração - Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, atuando no projeto de Assessoria técnica a Ocupações Urbanas: Superestruturas autoproduzidas; além de monitor do Laboratório de Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Geografia também da PUC Minas. Atualmente, é Professor da Educação Básica pela rede particular de ensino do município de Ibirité-MG.

Publicado
15-04-2021