Saberes, Bem Viver e resistência dos povos indígenas
a realidade do povo Puruborá da aldeia Aperoi – RO
Resumo
Os povos indígenas produzem suas vidas, em grande medida, na contraposição do modo de produção capitalista, valorizando a natureza e os demais seres. O objetivo do presente artigo é analisar os povos indígenas, seus saberes tradicionais, o Bem Viver e sua resistência ao sistema capitalista. Para dialogar com essa finalidade, trouxeram-se alguns dados produzidos a partir de uma pesquisa de doutorado realizada nos anos de 2016 a 2019, junto ao povo indígena Puruborá da aldeia Aperoi, situada em Seringueiras, Rondônia, a qual se baseou no materialismo histórico dialético e em alguns elementos da pesquisa participante. Utilizaram-se a observação participante, registrada em diário de campo, apoiadas em fotografias e vídeos, seis entrevistas semiestruturadas e uma oficina como instrumentos para a escrita deste texto. A análise se deu por meio da triangulação dos dados produzidos, do objetivo do artigo e o referencial teórico empregado. A lógica de viver dos povos indígenas é divergente da sociedade capitalista, ocasionando resistência, uma vez que esses povos procuram e querem permanecer em seus territórios a partir de saberes acerca da terra, da flora, da fauna, do solo e outros que lhes permitem uma existência ligada à natureza. É a lógica do Bem Viver, que considera a natureza e os seres humanos como sujeitos de direitos.
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.