Saberes, Bem Viver e resistência dos povos indígenas

a realidade do povo Puruborá da aldeia Aperoi – RO

Palavras-chave: Povos indígenas, Povo Puruborá, Saberes, Bem Viver, Resistência

Resumo

Os povos indígenas produzem suas vidas, em grande medida, na contraposição do modo de produção capitalista, valorizando a natureza e os demais seres. O objetivo do presente artigo é analisar os povos indígenas, seus saberes tradicionais, o Bem Viver e sua resistência ao sistema capitalista. Para dialogar com essa finalidade, trouxeram-se alguns dados produzidos a partir de uma pesquisa de doutorado realizada nos anos de 2016 a 2019, junto ao povo indígena Puruborá da aldeia Aperoi, situada em Seringueiras, Rondônia, a qual se baseou no materialismo histórico dialético e em alguns elementos da pesquisa participante. Utilizaram-se a observação participante, registrada em diário de campo, apoiadas em fotografias e vídeos, seis entrevistas semiestruturadas e uma oficina como instrumentos para a escrita deste texto. A análise se deu por meio da triangulação dos dados produzidos, do objetivo do artigo e o referencial teórico empregado. A lógica de viver dos povos indígenas é divergente da sociedade capitalista, ocasionando resistência, uma vez que esses povos procuram e querem permanecer em seus territórios a partir de saberes acerca da terra, da flora, da fauna, do solo e outros que lhes permitem uma existência ligada à natureza. É a lógica do Bem Viver, que considera a natureza e os seres humanos como sujeitos de direitos.

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Biografia do Autor

Anatália Daiane de Oliveira Ramos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Linha de pesquisa "Movimentos Sociais, Política e Educação Popular". Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná e mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado (MAPSI), UNIR, Campus de Porto Velho. Participante do Grupo de Pesquisa de Educação na Amazônia (GPEA) – UNIR – e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) – UFMT.

Edson Caetano, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) da UFMT.

Publicado
15-04-2021