Sensoriamento Remoto aplicado à análise da regeneração da vegetação natural do Parque Estadual da Lapa Grande, Montes Claros, Minas Gerais
Resumo
O Parque Estadual da Lapa Grande localizado no município de Montes Claros, norte do Estado de Minas Gerais, foi criado por meio do Decreto Estadual N. º44.204 de 10 de janeiro de 2006. O Parque Estadual da Lapa Grande possui área aproximada de 9.600,00 ha, seu objetivo é a manutenção dos ecossistemas sem as alterações causadas por interferência humana, admitindo apenas o uso indireto dos seus atributos naturais. Este trabalho tem como objetivo analisar a regeneração da vegetação natural sobre áreas de uso antrópico após a criação da Unidade de Conservação (UC), entre os anos de 2006 e 2017, por meio do uso de produtos orbitais e técnicas de sensoriamento remoto como ferramenta imprescindível para a mensuração de dados, foram realizadas classificações supervisionadas da área de estudo. Com isso foi possível analisar o avanço da regeneração e identificar as principais áreas antropizadas. Para a execução deste trabalho foram utilizadas imagens do satélite sino-brasileiro CBERS2 câmera CCD e CBERS4 câmera MUX, ambas imagens geradas possuem a mesma resolução espacial de 20 m e o mesmo comprimento de onda para as bandas 2, 3 e 4. Por fim foram gerados mapas temáticos, relacionados ao uso do solo no Parque Estadual da Lapa Grande, e gráficos que auxiliaram a análise do cenário vigente. Identificou-se uma redução nas áreas totais de cerrado stricto sensu, em contrapartida, houve um aumento nas áreas antropizadas de solo exposto proveniente da reincidência de incêndios na UC. Verificou-se ainda, um aumento significativo nas áreas de Florestas Estacionais e uma redução nas áreas que se apresentaram enquanto áreas em regeneração.
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.