A CIDADE, A MEMÓRIA E A FESTA: O CONGADO E OS SENTIDOS DE NEGRITUDE NA PAISAGEM PATRIMONIAL DE OURO PRETO-MG

Palavras-chave: Negritude, Festa, Paisagem, Patrimônio, Congado, Ouro Preto

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tratou das disputas em torno dos significados de negritude presentes nas paisagens patrimoniais de Ouro Preto-MG entre as instituições de conservação da memória e os sujeitos que atualmente realizam naquela cidade uma festa de coroação de reis negros. As diferentes versões memoriais que concorrem pela representação pública das identidades negras são debatidas no texto a partir de dois eixos analíticos principais: os lugares e os itinerários simbólicos. Para a investigação foi adotada uma perspectiva interpretativa baseada na análise de documentos, obras artísticas, construções arquitetônicas e percursos turísticos, conjugados ao trabalho de campo de observância das festas e à condução de entrevistas. A imersão na paisagem ouro-pretana e a interação com os congadeiros possibilitou indicar o modo como os rituais do Congado produzem itinerários simbólicos insurgentes consoantes à ressignificação das imagens hegemônicas de negritude veiculadas pelos órgãos oficiais de conservação da memória.

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Biografia do Autor

Patrício Pereira Alves de Sousa, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Meste em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG,). Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER-CEFET/R). Experiência e interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: espacialidades e identidades étnico-raciais e de gênero; lugares das festas, rituais e religiosidades; paisagem, memória e patrimônio; educação e diferença; ensino de geografia.

Publicado
23-02-2022