A importância das cidades médias e pequenas no ensino de geografia e as políticas curriculares

Resumo

O Brasil possui uma quantidade significativa de cidades médias e pequenas. No entanto, a vivência da sala de aula enquanto professor de geografia mostrou que elas, geralmente, não são abordadas no ensino de Geografia.  Este trabalho tem como objetivo compreender como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possibilita a abordagem da temática sobre cidades médias e pequenas no ensino de Geografia. Para alcançar este objetivo, com base no método materialista histórico dialético, utilizou-se como técnicas as análises bibliográfica e documental e aplicação de questionário via e-mail aos professores de Geografia da cidade média de Alfenas e da cidade pequena de Paraguaçu, ambas no Sul de Minas Gerais. Constatou-se que, em nível federal, as realidades dessas cidades são desconsideradas, prevalecendo um enfoque das escalas nacionais e globais. Dessa maneira foi possível constatar que a BNCC aborda um nacional que não representa a realidade de todo o território brasileiro e que também não é organizada de forma que estimule o professor a realizar uma abordagem mais explícita de cidades médias e pequenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André de Paula Silva, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL- MG) 2012-2015. Mestrando em Geografia Humana pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas, atuando nas áreas de ensino de Geografia e Políticas Currículares. Atualmente atua como professor regente de aulas em escola pública no Estado de Minas Gerais.

Publicado
22-09-2021
Seção
ARTIGOS