A importância das cidades médias e pequenas no ensino de geografia e as políticas curriculares
Resumo
O Brasil possui uma quantidade significativa de cidades médias e pequenas. No entanto, a vivência da sala de aula enquanto professor de geografia mostrou que elas, geralmente, não são abordadas no ensino de Geografia. Este trabalho tem como objetivo compreender como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possibilita a abordagem da temática sobre cidades médias e pequenas no ensino de Geografia. Para alcançar este objetivo, com base no método materialista histórico dialético, utilizou-se como técnicas as análises bibliográfica e documental e aplicação de questionário via e-mail aos professores de Geografia da cidade média de Alfenas e da cidade pequena de Paraguaçu, ambas no Sul de Minas Gerais. Constatou-se que, em nível federal, as realidades dessas cidades são desconsideradas, prevalecendo um enfoque das escalas nacionais e globais. Dessa maneira foi possível constatar que a BNCC aborda um nacional que não representa a realidade de todo o território brasileiro e que também não é organizada de forma que estimule o professor a realizar uma abordagem mais explícita de cidades médias e pequenas.
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