ENTRELAÇAMENTOS ENTRE URBANO E RURAL:

O CASO DE ESTRELA VELHA NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Palavras-chave: Rurbano, Pequenas Cidades, Economia Rural, QField

Resumo

O estudo das cidades, de mais variados tamanhos, é relevante para compreender as diversas funções que elas desempenham e o que representam na constituição do espaço geográfico. Assim, esse trabalho tem como objetivo evidenciar os entrelaçamentos urbano e rural em Estrela Velha, Rio Grande do Sul, buscando compreender como os elementos observados em sua paisagem refletem a dinâmica do que se chamou de “cidades-rurais”. O município em estudo apresentava, em 2010, 3.628 habitantes de acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, caracterizando-se como detentor de uma cidade-rural. Metodologicamente, essa pesquisa é de abordagem qualitativa e descritiva, pois visa caracterizar e interpretar o espaço local. Para isso, realizou-se um trabalho de campo para identificação, coleta e levantamento de informações com o aplicativo QField, bem como utilizaram-se dados secundários oficiais. Concluiu-se que Estrela Velha apresenta características rurbanas, ou seja, entrelaçando o rural e o urbano, tendo como função principal da cidade a produção e reprodução do capital agrário e o atendimento das necessidades primordiais dos produtores rurais.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia Licenciatura Plena (2017) e Bacharelado (2021) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cartografia e Sensoriamento Remoto (2021) pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação (2020), Metodologias Ensino de Geografia (2021) e Administração Escolar, Supervisão e Orientação (2021) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestre em Geografia (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) pela UFSM. Doutor em Geografia (2022) - Passagem Direta para o Doutorado - pelo PPGGeo da UFSM. Pesquisa e atua na área de Cartografia, Geoprocessamento, Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto na Educação Básica; Geografia Física, Geografia Urbana e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015, 2019 e 2021). Atualmente é Professora Adjunta de Geografia no Departamento de Geociências da UFSM. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Geral e Temática; Geografia Urbana; e Geografia Cultural.

Pedro Leonardo Cezar Spode, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestrado em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO - UFSM). Atualmente é Doutorando em Geografia (PPGGEO - UFSM), atuando no campo da Geografia Humana, com ênfase em pesquisas na área de Geografia Urbana e Planejamento Territorial, abrangendo temas como: pobreza urbana, privação social e desigualdades socioespaciais. Membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS) e Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia Humana (LEPGHU).

Amanda Rech Brands, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Geografia bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Camobi. Voluntária no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia Humana (LEPGHU) do Departamento de Geociências da UFSM e divulgadora científica através do projeto Cartografia Viral.

Gabriel Medeiros Figueiredo dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Camobi. Voluntário no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia e Humanidades (LEPGHU).

Publicado
19-12-2022