RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ESPAÇO VIRTUAL DE ENSINO:
VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Resumo
Este texto tem como objetivo compreender as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no espaço virtual, por meio do ensino remoto emergencial, para a formação de professores de Geografia. Deste modo, buscamos entender as possibilidades e os caminhos encontrados pela educação em tempos de pandemia, diante da necessidade de implementação do ensino remoto, além de contextualizar a realidade de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia da X, em X, e da rede básica de ensino. Para desenvolver esta análise, utilizamos da metodologia exploratória, já que pretendemos proporcionar familiaridade com a questão temática, usando levantamento bibliográfico, questionários e trabalhos acadêmicos desenvolvidos durante o programa. Como procedimento, procuramos, através do estudo de caso, responder às questões delimitadas em torno do objeto de investigação, o que contribuiu para as discussões teóricas do tema. Destacam-se, também, as dificuldades enfrentadas devido à necessidade de distanciamento social e à realização de atividades em espaços virtuais. Ademais, é apresentado o projeto “GeoEnem" desenvolvido durante os primeiros módulos do programa. Ao finalizar esta pesquisa, foi possível identificar a importância dessas experiências para a formação docente.
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