TURISMO EM ÁREAS NATURAIS:

AS DIVERSAS MODALIDADES E A DIFERENÇA ENTRE OS CONTEXTOS MERCADOLÓGICO E ACADÊMICO

Palavras-chave: Natureza, Metodologia do Turismo, Segmentação de Mercado

Resumo

A dinâmica inerente ao turismo exige que mercado e academia estejam integrados para responder às lacunas dessa área de conhecimento através do uso rigoroso do método. Os objetivos desta pesquisa são: discutir diferentes modalidades de turismo apresentadas pelo mercado e desenvolvidas em áreas naturais; analisar as dificuldades de compreensão teórica relacionada às semelhanças entre essas modalidades. O método utilizado delimitou três categorias de análise para averiguar modalidades e conceitos: (1) princípio, (2) elemento do produto turístico e (3) motivação, o que permitiu apresentar um conceito de ‘turismo em áreas naturais’ mais abrangente e assertivo do ponto de vista científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilia Alibio Oppliger, Universidade Anhanguera-Uniderp

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, pela Universidade Uniderp-Anhanguera. Área de concentração: Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do Cerrado e Pantanal. Turismóloga formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc. Pesquisa em Turismo e Sustentabilidade, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando especialmente nos seguintes temas: turismo; turismo em áreas naturais; turismo e inclusão social; sociedade, ambiente e desenvolvimento regional sustentável.

Ademir Kleber Morbeck de Oliveira, Universidade Anhanguera-Uniderp

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Ciências, área de concentração em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é professor da Universidade Anhanguera-Uniderp, Curso de Ciências Biológicas e do Programa em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, área de Ciências Ambientais, na linha de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de ecossistemas, Pantanal, etnobiologia, sementes e análise de crescimento de espécies nativas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq

Patrícia Zaczuk Bassinello, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutora em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus Aquidauana, atuando nos cursos de Bacharelado em Turismo e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. Membro dos grupos de pesquisa: Laboratório Interdisciplinar de Estudos Culturais - (LindeCult)- UFMS; CADEF - Movimento Espacial da Fronteira - UFMS; Grupo de Estudos dos Gêneros de Discurso - UFSCar e Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas do Turismo- Cet/UNB. Área de atuação: Turismo e Estudos Culturais. Temas de interesse: Epistemologia do Turismo, Cultura e Educação em Turismo; Estudos culturais; linguagem e Turismo.

Publicado
14-07-2022