APLICAÇÃO DO INDICADOR DE SALUBRIDADE AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE JABOTICABA/RS

  • Tainan Weber Scolari Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.
  • Raphael Corrêa Medeiros Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento, professor da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7090-1731
  • Aline Ferrão Custodio Passini Doutora em Engenharia Química, professora da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.
Palavras-chave: Indicador de Salubridade Ambiental, Saneamento Básico, Gestão Pública, Qualidade de Vida

Resumo

O Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) foi proposto pelo Conselho Estadual de Saneamento de São Paulo (CONESAN), com a principal premissa de apresentar um valor numérico que represente o nível de salubridade ambiental. O ISA avalia diversos componentes do saneamento e seu valor varia de 0 até 1 (ou 0% até 100%), e quanto mais próximo de 1, maior é a salubridade ambiental da região analisada. O objetivo geral deste estudo foi realizar diagnóstico dos sistemas de saneamento básico no município de Jaboticaba/RS, por meio do ISA, apurando as condições atuais para desenvolvimento de um prognóstico visando melhorias. Para tal, realizou-se um levantamento de dados do município, os quais foram compilados e organizados para que se pudessem obter os valores dos indicadores de 3ª e 2ª ordem, resultando no valor do ISA para cada microrregião municipal, a fim de que, posteriormente, se pudesse obter o valor geral do, aqui denominado, ISA/JAB. Obteve-se o valor do ISA/JAB para as microrregiões do município, tanto rurais quanto urbanas, realizando uma análise aprofundada de todos os componentes do saneamento municipal. O valor geral do ISA/JAB foi de 51,82%, que enquadra a região como de média salubridade. O estudo apontou a necessidade de avanço em algumas esferas do saneamento, principalmente o esgotamento sanitário, que carecem de melhorias para elevar a salubridade ambiental local. Os melhores resultados foram apresentados pelo Indicador de Controle de Vetores, com 90,44% seguido pelo Indicador de Abastecimento de Água, com 81,70%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainan Weber Scolari, Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Engenheiro Civil pela Universidade Regional Integrada do Auto Uruguai e das Missões, Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Frederico Westphalen e mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen. Atua profissionalmente como Engenheiro Civil na Prefeitura Municipal de São José das Missões, RS.

Raphael Corrêa Medeiros, Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento, professor da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e Doutor em Ciências (Engenharia Hidráulica e Saneamento) pela USP - São Carlos. Pós-doutorado no Departamento de Hidráulica e Saneamento, USP - São Carlos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria - (campus de Frederico Westphalen), ministra aula no curso EaD Licenciatura em Educação Indígena e Engenharia Ambiental e Sanitária, do qual foi coordenador (2019-2021), e professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGCTA. Com trabalhos na área de: qualidade da água, tratamento de água, tratamento de águas residuárias, saneamento ambiental, epidemiologia ambiental, processos oxidativos avançados, desinfecção de efluentes, microrganismos indicadores e protozoários patogênicos.

Aline Ferrão Custodio Passini, Doutora em Engenharia Química, professora da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Frederico Westphalen, do Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental. Possui Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui Pós-doutorado (PDJ-CNPq) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com pesquisa na área de tratamento de águas residuárias. É graduada em Engenharia de Alimentos pela URI - Campus de Erechim (2001). Tem experiência nas áreas de Engenharia de Alimentos e Química, e Engenharia Ambiental, com ênfase em Resíduos Sólidos e Gestão Ambiental. Possui especialização em Vendas Corporativas e Dirigentes Comerciais, e em Metodologia do Ensino Superior. Participa de pesquisas nas áreas de Produção mais Limpa, Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental e Energias Alternativas. Possui projetos nas áreas de Sustentabilidade Ambiental, Logística Reversa e Energias Renováveis. Atualmente coordena o Programa de Extensão Recicla Frederico, o Projeto Institucional UFSM Sustentável e o Projeto de Pesquisa Soluções Sociais de Acesso a Energia Limpa e Renovável, inserido no contexto dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Membro da Comissão de Pesquisa e Extensão (CEPEX) e representante ambiental da UFSM, FW. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa CEP/UFSM e da Comissão Responsável pela Implementação da Agenda 2030 no âmbito da UFSM. Coordena o Curso de Licenciatura Indígena em Educação - EAD.

Publicado
01-02-2023