SAMBANDO PARA NÃO ESQUECER, RODANDO MEMÓRIAS, EN-CAN-CON-TANDO CONHECIMENTOS – INSPIRAÇÕES PRETAGÓGICAS
Resumo
As formas de ensinar estão ligadas aos modos de vida, por isso, a docência quilombola é oriunda e mantida pelas estratégias da comunidade, a partir de saberes próprios das relações cotidianas e da territorialidade. Esta docência é geograficamente centrada, a partir da ancestralidade e da espiritualidade. Neste sentido, promover uma educação antirracista e que tensione a colonialidade no âmbito da educação escolar quilombola, implica compreender a comunidade escolar em sua territorialidade, como aliança de reexistência. Este artigo investiga esta potencialidade no Quilombo do Rodeadouro, município de Juazeiro (Bahia), a partir da perspectiva da Pretagogia, a qual se apresenta como prática educativa fundada na oralidade e na ancestralidade, cuja força está na docência comunitária e nas suas práticas culturais cotidianas.
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.