A PROBLEMATIZAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO

  • Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roberto Célio Valadão
Palavras-chave: Raciocínio geográfico, Giro pedagogico, Problematização, Ensino por investigação, Conhecimento significativo.

Resumo

De onde surge a necessidade de práticas pedagógicas alicerçadas na problematização e na investigação nas aulas de Geografia? Este artigo tem como objetivo destacar questões específicas, apontadas por especialistas do ensino de Geografia, que nos remetem a reflexões sobre o quão fundamental é o estabelecimento de um giro pedagógico alinhado segundo o desenvolvimento do raciocínio geográfico na escola. No nosso ponto de vista, o desenvolvimento do raciocínio geográfico nas aulas de geografia tem perspectiva problematizadora e investigativa, ou seja, possibilita práticas pedagógicas que valorizam o conhecimento significativo, tal qual apontado por especialistas. Em virtude disso, compreendemos que as questões e os temas escolhidos e categorizados por nós neste artigo e elencados como relevantes, mesmo que organizados em uma pequena coletânea, apresentam indícios iniciais das ideias que fundamentam a importância do desenvolvimento do raciocínio geográfico em sala de aula. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
29-09-2022