PARQUE DO VALE ENCANTADO:
MOBILIZAÇÃO POPULAR POR UMA ÁREA DE CONSERVAÇÃO EM AMBIENTE METROPOLITANO
Resumo
O Vale Encantado é uma área de Mata Atlântica em Salvador-Bahia, com cerca de 100 hectares, mais de duzentas espécies arbóreas e uma centena de espécies de aves, além de dezenas de espécies de mamíferos, répteis e anfíbios, localizada no bairro de Patamares. Em 2016, tornou-se um parque ecológico constante do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. Porém, em 10/12/2019, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei n. 299/19 alterando os limites do Parque, alegando-se a utilização de cartografias desatualizadas para sua delimitação, que também não teria levado em conta a situação fundiária dos terrenos, com a inclusão indevida de propriedades particulares e institucionais. Desde a aprovação do PLE 299, alguns habitantes da cidade vêm se mobilizando contra a mudança dos limites do Vale Encantado. Eles argumentam que, além de funcionar como refúgio para a fauna, sua preservação é crucial para o microclima regional e a saúde ambiental de toda a cidade. Em janeiro de 2020, entidades científicas recomendaram a criação do Refúgio de Vida Silvestre do Vale Encantado. Milhares assinaram petição online apoiando a iniciativa. O movimento de mobilização (sobretudo de classe média) pela criação desta área de conservação em Salvador mostra as contradições de uma cidade que faz parte da rede Cities for Forests e, ao mesmo tempo, destrói sua vegetação em função de interesses imobiliários e de projetos de mobilidade como o BRT (Bus Rapid Transit) e o Metrô. O movimento pela criação do Parque enfrenta resistência de construtoras e incorporadoras, mas vem ganhando também adesão da população e obtendo algumas vitórias.
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.