FRONTEIRAS NA FRONTEIRA: a trajetória dos migrantes brasiguaios e a influência econômico-jurídico-político-ideológica dos Estados nacionais (BR e PY), a origem do aluno brasiguaio / FRONTIERS (...)

  • Margarete - Frasson Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

Resumo

Nesse texto coloca-se em relevo as relações e inter-relações entre Brasil e Paraguai  analisadas na Região da Tríplice Fronteira (BR, PY e AR), em sua base material e normativa, formada por diferentes territórios, que permitiu e permite a fluidez de movimentação dos brasiguaios na fronteira. Neste caso, a fronteira é entendida como lugar de relações e inter-relações políticas, econômicas e ideológicas entre territórios. Com base nesse percurso teórico, analisam-se como tais questões estão presentes e permeiam a realidade vivida pelas famílias brasiguaias que buscam se territorializarem na fronteira. A análise dos prontuários dos alunos, deixa evidente a movimentação desse grupo de migrantes na fronteira entre Brasil e Paraguai.  Por meio do relato oral obteve-se o registro da experiência vivencial, informações da história de vida e da identidade das famílias brasiguaias com filhos matriculados em duas escolas públicas do Município de Santa Terezinha de Itaipu/BR, em 2012. Isso permitiu realizar uma leitura cruzada da história, numa visão geográfica. Tornou possível perceber a influência exercida pelo poder dos Estados Nacionais, em sua dinâmica econômico-jurídico-político-ideológica e populacional.  Conclui-se que o sujeito brasiguaio, presente nas escolas públicas dessa fronteira, teve origem pelas formas de exclusão social que envolve essas relações de poder.

 

Palavras-chave: história oral; brasiguaio; Tríplice Fronteira; relações de poder;

 

 

Abstract

In this text it's put into relief the relationships and interrelationships between Brazil and Paraguay analyzed in the Tri-Border Region (BR, PL, AR), in its material base and rules, formed by different territories, that allowed and allows the fluidity of the braziguayans movement at the frontier. In this case, the frontier is understood as a place of relationships and political, economic and ideological interrelationships between territories. Based on this theoretical route, issues that are present and permeate the reality experienced by braziguayan families seeking to settle down on the frontier are analyzed.  The analysis of medical records of students, makes evident the movement of this group of migrants on the border between Brazil and Paraguay. Through the oral report it was obtained the registration of the living experience, information like the life story and identity of braziguayan families with children enrolled in two public schools in the municipality of Santa Terezinha de Itaipu / BR in 2012. This allowed performing a cross-reading of this story, a geographical vision. It made possible to notice the influence of the nation states power in their ideological-political-economic-judicial and population dynamics. We conclude that the braziguayan person present in this frontier public schools, had its origin by the forms of social exclusion that involves these power relations.

 

Keywords: Oral story; braziguayan; Triple Frontier; power relations;

 

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Biografia do Autor

Margarete - Frasson, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora efetiva do Quadro Próprio do Magistério Paranaense. Mestre em Geografia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão. Integrante do Laboratório de Pesquisa LEG – Laboratório de Ensino de Geografia e Linha/Grupo de Pesquisa ENGEO – Ensino e Práticas de Geografia, número do grupo 34953/2011.Contatos por e-mail: marga.sti@hotmail.com.

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

 

[1] Doutora em Geografia e Professora do curso de Geografia da UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO). marlisch20@hotmail.com

 

Publicado
30-07-2015