O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior / Use of technologies of information and knowledge as teaching-learning tools in higher education
Resumo
Este ensaio buscou apresentar algumas formas de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no sistema superior de ensino, como apoio ao ensino-aprendizagem e seus desdobramentos. Foi feita uma revisão literária com intuito de mostrar alguns caminhos e práticas para o ensino-aprendizagem, qual o perfil do novo docente frente a estas novas tecnologias, seu papel na utilização das mesmas e o resultado esperado quando da utilização das mesmas. Algumas ferramentas de TIC, que podem ser utilizadas em pesquisas, exposição de conteúdo e disseminação de conhecimento são apresentadas para este contexto. Como resultados percebemos que a tecnologia é uma auxiliar muito importante no processo de ensino, cabendo às instituições de ensino propor currículos bem elaborados; aos professores serem capacitados e interessados em melhorar constantemente as aulas; os alunos terem interesse e não serem passivos, buscarem constantemente adquirir novos conhecimentos.
Palavras-Chave: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Ensino-Aprendizagem (EA). Ensino Superior.
Abstract
This article aims to present some uses of Information and Communication Technologies (ICT) in teaching superior system to support the teaching - learning and its consequences. A literary review was made with the intention to show some ways and practices for teaching and learning, which the profile of the new teaching front of these new technologies, their role in the use of the same and the expected result when using them. Some ICT tools that can be used in research, content display and dissemination of knowledge are presented in this context. As a result we see that the technology is a very important aid in the teaching process, leaving educational institutions offer well-designed curricula; teachers are qualified and interested in constantly enhance lessons; students have interest and not being passive, seek constantly acquire new knowledge.
Keywords: Information and Communication Technology. Teaching and Learning. Higher Education.
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.