Dinâmica das áreas de várzea do município de Belém/PA e a influência da precipitação pluviométrica na formação de pontos alagamentos / Dynamics of lowland areas in the city of Belém/PA and the influence of rainfall in the flooding points formation

  • Maissa Ludymilla Carvalho Pontes Universidade Federal de Campina Grande
  • Aline Maria Meiguins de Lima Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais Federal University of Pará, Institute of Geosciences, Graduate Program in Environmental Sciences
  • João de Athaydes Silva Júnior Universidade Federal do Pará
  • Carla Cristina de Azevedo Sadeck Universidade Federal do Pará

Resumo

O município de Belém (PA) localiza-se numa região onde se acumulam as influências do regime fluvial e de marés, delimitada por uma extensa área de várzea urbanizada. Neste trabalho caracterizou-se a dinâmica das áreas de várzea do município de Belém (PA) em função da relação entre a variação da precipitação pluviométrica e a ocorrência de pontos de alagamentos. O método adotado constou da espacialização das ocorrências de alagamento em relação aos limites topográficos das áreas de várzea e caracterização do comportamento da precipitação pluviométrica, considerando sua variação de intensidade ao dia. Os resultados obtidos indicam que os pontos de alagamentos em Belém tem relação com as baixas topografias drenadas por 11 bacias hidrográficas de diferentes características físicas, porém existem ocorrências associadas a infraestrutura urbana inadequada, que dificulta o escoamento e a infiltração. A precipitação pluviométrica atua de forma conjugada ao efeito das marés para o aumento das condições de risco, porém a variabilidade das condições que influenciam a formação das áreas alagadas não permite inferir um volume mínimo capaz este processo.


Palavras–chave: bacias hidrográficas; escoamento; áreas alagadas.

Abstract
The city of Belém (PA) is in a region with influence of the fluvial system and tides, limited by an urban floodplain. This work characterized the dynamics of floodplain areas in the city of Belém (PA) and their relationship with the rainfall intensity and the occurrence of flooding points. The method consisted of the spatial distribution of flooding points, in the relation with the topographical limits of floodplain areas and the characterization of rainfall, considering the intensity variation by day. The results indicate that the occurrence of flooding points in Belém is related to the low topographies drained by 11 watersheds with different physical characteristics, however also related with inadequate urban infrastructure, which hinders the runoff and infiltration. The rainfall and the effect of the tides act together to increase the risk conditions, but the variability of conditions that influence in the formation of flooding points does not permit infer a minimum volume for begin this process.


Keywords: watershed; drainage; wetlands.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maissa Ludymilla Carvalho Pontes, Universidade Federal de Campina Grande
Mestranda pela Universidade Federal de Campina Grande, Graduada em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará, foi bolsista de extensão na Universidade Federal do Pará, faz parte do grupo de pesquisa vinculado ao Laboratório de Estudos e Modelagem Hidroambientais (LEMHA), tem experiência na área de climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: classificação climática, ocupação de Belém, balanço hídrico, chuva e planejamento urbano.
Aline Maria Meiguins de Lima, Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais Federal University of Pará, Institute of Geosciences, Graduate Program in Environmental Sciences

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1998), especialização em Gestão Normativa de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2007), com ênfase em análise espacial de bacias hidrográficas. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará. Tendo atuado como professora da Universidade do Estado do Pará e do Centro Universitário do Pará; e como técnica em recursos hídricos e Coordenadora de Informação e Planejamento Hídrico na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, geomorfologia ambiental, gestão ambiental, sistema de informações geográficas e geotecnia.

João de Athaydes Silva Júnior, Universidade Federal do Pará

Graduação em Meteorologia na Universidade Federal do Pará (1999 - 2005); Mestrado em Meteorologia, na Universidade Federal de Campina Grande (2006 - 2008), Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2008 - 2012). Atualmente é professor da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal do Pará. Participa de projetos de pesquisa atuando na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Aplicada, Clima Urbano, Conforto Térmico, Micrometeorologia, Agrometeorologia, Instrumentação Meteorológica e Hidrologia em ecossistemas: de Floresta, de Manguezal, Urbanos e outros.

Carla Cristina de Azevedo Sadeck, Universidade Federal do Pará

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará, em 2008. Graduada em Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Pará no ano de 2007. Especialista em Psicologia Educacional com ênfase em Psicopedagogia Preventiva pela Universidade do Estado do Pará, em 2009. Com aperfeiçoamento em Práticas Pedagógicas Bilíngue para alunos surdos, em 2010. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará, Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais. Possui experiência na área de Educação, na modalidade da Educação Especial (nos níveis da educação infantil e ensino fundamental), no ensino superior (na modalidade à distância), na Orientação, Planejamento, Avaliação e Supervisão Educacional Escolar. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, ensino de geografia, currículo, planejamento educacional, orientação escolar e administração de recursos humanos. Atualmente exerce a função de Técnica em Educação na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará.

Publicado
02-05-2017