Complexificação de centralidades de comércio e serviços e ascensão social em dois bairros empreendedores no estado da Bahia / Complexification of centralities of commerce and services and social ascension in two popular entrepreneurial neighborhoods (..

  • Angelo Serpa Universidade Federal da Bahia
  • Alexandre Matos Contreiras Pereira Universidade Federal da Bahia
  • Raísa Santos Muniz Universidade Federal da Bahia

Resumo

Neste artigo, busca-se problematizar os processos de complexificação dos campos de produção e consumo em dois bairros populares, os bairros Brasil, em Vitória da Conquista, e Pernambués, em Salvador, através da identificação, da caracterização e da análise das centralidades de comércio e serviços, de suas dinâmicas internas e relações com a área da qual fazem parte na cidade. Além da pesquisa bibliográfica relativa à temática e à metodologia, a aplicação de questionários para empreendedores e público consumidor, realização de entrevistas com empreendedores, bem como a sistematização, a tabulação e a análise dos dados obtidos foram os principais procedimentos metodológicos utilizados, objetivando-se traçar os perfis sociais dos dois grupos, vistos aqui como agentes nos processos de complexificação das centralidades identificadas nos bairros. As pesquisas realizadas entre 2015 e 2016 buscaram também fomentar o debate sobre a existência ou não de um processo de ascensão de uma “nova classe média”, discurso tão amplamente divulgado pelo governo brasileiro e difundido pelos veículos de comunicação nos últimos anos. A análise de dois bairros populares em contextos urbano-regionais diferenciados no estado da Bahia nos permite afirmar que é inegável o processo de complexificação das centralidades de comércio e serviços nestes recortes. Por outro lado, há um evidente empobrecimento do capital social dos empreendedores entrevistados em ambos os bairros (lazer restrito, falta de tempo para os amigos e para frequentar equipamentos culturais), o capital escolar/cultural permanecendo praticamente inalterado e a continuidade dos estudos na universidade dependendo de um enorme esforço pessoal daqueles que se dispõem a fazê-lo. Percebe-se também que a ascensão social, ou melhor, a inserção pelo consumo pode interferir na vida de relações sociais dos bairros populares analisados, com o empobrecimento do capital social de empreendedores (e consumidores).

Palavras–chave: comércio e serviços, ascensão social, bairro popular, bairro empreendedor, Salvador, Vitória da Conquista.

Abstract

This paper aims to discuss the processes of complexification of the fields of production and consumption through the identification, characterization and analysis of trade and services centralities, its internal dynamics and the relations sustained by them within the area of the city in which they are located. We proceeded the studies in two popular neighborhoods in two different cities in the state of Bahia, Brazil. The first neighborhood is called Brazil and it is located in Vitoria da Conquista and the second is called Pernambués and it is located in Salvador. In addition to bibliographical research on both, the subject and methodology, we applied questionnaires for entrepreneurs and consumers, conducted interviews with entrepreneurs and proceeded its systematization, tabulation and analysis of the data obtained as the main methodological procedures in this study. By choosing to do so, we aimed to portray the social profiles of the two groups (entrepreneurs and consumers), seen here as active agents in the processes of complexification of the centralities identified in the neighborhoods. The surveys that were conducted between 2015 and 2016 intended to promote the debate about the possibility of existence of the process of ascension of a "new middle class" in Brazil, a discourse extensively disseminated by the government and by the media in recent years. The analysis of the two popular neighborhoods in different urban-regional contexts in the state of Bahia allows us to affirm that the process of complexification of the centralities of commerce and services in these localities is undeniable. On the other hand, there is a discernible impoverishment of the social capital of the entrepreneurs interviewed in both neighborhoods (restricted leisure, lack of time for friends and to attend cultural facilities), school/cultural capital remaining practically unchanged and the continuity of university studies (when applied) depending on a huge personal effort of those who are willing to do so. It is also noticeable that social ascension, or rather, insertion through consumption, can interfere in the social life of the residents of the popular neighborhoods analyzed resulting in the impoverishment of the social capital of the entrepreneurs (and also of the consumers).

Keywords: commerce and services, Social ascension, Popular neighborhoods, Entrepreneurial neighborhoods, Salvador, Vitória da Conquista

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Biografia do Autor

Angelo Serpa, Universidade Federal da Bahia
Professor titular de Geografia Humana da Universidade Federal da Bahia, pesquisador nível 1B com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.
Alexandre Matos Contreiras Pereira, Universidade Federal da Bahia

Estudante de graduação em Geografia (UFBA), bolsista de Iniciação Científica da FAPESB, no período 2015-2016 junto ao Grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação (UFBA).

Raísa Santos Muniz, Universidade Federal da Bahia
Estudante de graduação em Geografia (UFBA), bolsista de Iniciação Científica do CNPq, no período 2015-2016 junto ao Grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação (UFBA).
Publicado
02-05-2017