EFICIÊNCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS EM BELO HORIZONTE/MG: ANÁLISE COM BASE NA PESQUISA ORIGEM E DESTINO DE 2012 / Efficiency of public transport by bus in Belo Horizonte/MG: analysis based on 2012 Household Origin Destination (...)

  • Carlos Lobo IGC/UFMG
  • Leandro Cardoso Escola de Engenharia/UFMG

Resumo

Conforme dados da Pesquisa Domiciliar de Origem e Destino de 2012, referente à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), este artigo busca avaliar a eficiência dos deslocamentos do transporte público por ônibus em Belo Horizonte, com base na proposição e análise do Índice de Eficiência do Transporte Público (IETP). Trata-se de um indicador que avalia a eficiência do transporte, tendo como base os parâmetros de distância, tempo e velocidade das viagens realizadas. Os resultados indicaram que há menores médias de velocidade dos fluxos de origem na área central e pericentral do município, regiões que apresentam uma grande concentração de atividades de comércio e serviços. Nas unidades espaciais localizadas nos extremos norte e sul de Belo Horizonte, provavelmente em função da presença dos principais corredores viários de acesso, dois deles dotados de pistas exclusivas para ônibus no período de realização da Pesquisa OD, observam-se viagens que envolvem não somente distâncias, mas também velocidades um pouco mais elevadas comparativamente às demais regiões da cidade. Tais vetores apresentaram ainda uma maior participação do modo ônibus, provavelmente em função de abrigarem os estratos populacionais mais carentes do município, os quais são mais dependentes dos transportes públicos em relação às faixas mais abastadas. Os resultados obtidos e a metodologia de análise propostos nesse trabalho representam uma contribuição à proposição e ao debate e ao planejamento e gestão do espaço, incluindo a elaboração de políticas de mobilidade urbana.

Palavras-chave: transportes públicos; acessibilidade; mobilidade; eficiência.

Abstract

In accordance with data from the 2012 Household Origin Destination Survey for the Metropolitan Region of Belo Horizonte (MRBH), this article seeks to evaluate the efficiency of the public transportation displacements by bus in Belo Horizonte, based on the proposal and analysis of the Public Transport Efficiency index (PTEI). This is an indicator that assesses the efficiency of transport, based on the parameters of distance, time and speed of the journeys made. The results indicate that in the central area and the pericentral municipal regions there are lower average speeds of destination flows. These areas have a large concentration of trade and services activities. In the spatial units located in the extreme north and south of Belo Horizonte, probably due to the presence of the main road corridors, two of them with exclusive bus lanes in the period when the OD Survey was conducted, the findings indicated journeys that involve not only distances, but also slightly higher speeds compared to other regions of the city. These vectors also exhibited a greater share of the bus mode, probably as they cover the poorest population strata of the city, which are more dependent on public transport in relation to the more affluent groups. The results and the proposed analytical methodology of this study represent a contribution to the proposition, debate and the planning and management of space, including the development of urban mobility policies.

Keywords: public transportation; accessibility; mobility; efficiency

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Biografia do Autor

Carlos Lobo, IGC/UFMG
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da UFMG e docente credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais e em Geografia do IGC/UFMG e em Geotecnia e Transportes da Escola de Engenharia da UFMG. É líder do grupo de pesquisa intitulado Geografia Aplicada, reconhecido pela UFMG e cadastrado no CNPq. Foi chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, editor da Revista Geografias/UFMG e bolsista FAPEMIG. Atua preferencialmente na área de concentração "Geografia da População", especialmente nas linhas de pesquisa migrações/mobilidade espacial da população e em métodos quantitativos aplicados a análise espacial.
Leandro Cardoso, Escola de Engenharia/UFMG
Possui Graduação em Geografia (1999), Mestrado em Geografia (2003) e Doutorado em Geografia (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Coordenador pro tempore do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes da UFMG (2015 a 2017) e Subcoordenador do Curso de Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transporte da UFMG (2011 a 2015). Tem experiência nas áreas de Geografia e Engenharia de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Urbana, Planejamento Urbano, Planejamento dos Sistemas de Transporte, Mobilidade Urbana Sustentável, Desigualdades Socioespaciais.
Publicado
28-02-2018