A Conferência de Puebla: contexto e papel da juventude e da educação

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Wellington Teodoro da Silva
Paulo Agostinho Nogueira Baptista
Giseli do Prado Siqueira

Resumo

Há 40 anos mais de 190 bispos latino-americanos, com a presença na sua abertura do recém-eleito Papa João Paulo II, estiveram reunidos para a III Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, no México, em Puebla de Los Angeles, entre 27 de janeiro e 13 de fevereiro de 1979. O objetivo de se celebrar 10 anos de Medellín, para Paulo VI, era traduzir a sua Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi para a América Latina: da “evangelização no mundo contemporâneo” para a “evangelização no presente e no futuro da América Latina”. O contexto foi muito conturbado tanto pela realidade social, econômica, cultural e política quanto pela situação religiosa. Ditaduras, torturas, morte e desaparecimento de milhares de pessoas, guerrilhas de resistência, emergência do neoliberalismo, da direita e do neopentecostalismo, além da eleição de um papa que viveu sobre a perseguição comunista na Polônia, esse era o clima que afetou a Conferência. Nesse momento de celebração de quatro décadas desse importante evento, o objetivo do artigo é fazer memória do contexto sociopolítico e eclesial, além de recortar dois temas que se associam às pesquisas dos autores: juventude e educação. O método é definido como análise de conteúdo e documental, portanto, é de natureza bibliográfica. As conclusões mostram como a dinâmica do contexto atuou na redação do Documento. E que, apesar disso, foi possível avançar em alguns aspectos recortados - a juventude e a educação – que não deixaram também de apresentar suas limitações. Houve a definição de importante “opção preferencial pelos jovens”, uma das prioridades pastorais, e a educação foi definida como um dos meios para a comunhão e a participação.

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Como Citar
SILVA, W. T. DA; BAPTISTA, P. A. N.; SIQUEIRA, G. DO P. A Conferência de Puebla: contexto e papel da juventude e da educação. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 54, p. 1426, 31 dez. 2019.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Wellington Teodoro da Silva, PUC Minas

Doutor em Ciências da Religião, professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da PUC Minas

Paulo Agostinho Nogueira Baptista, PUC Minas

Doutor e mestre em Ciência da Religião (UFJF), Pós-doutorado em Demografia (Cedeplar/UFMG), Especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), Licenciado em Filosofia (UFJF) e Bacharel em Teologia (PUC Minas).

 

Giseli do Prado Siqueira, PUC Minas

Doutora em Ciência da Religião, pesquisadora e membro da Linha de Pesquisa “Religião, Política e Educação” do PPG em C. da Religião da PUC Minas, líder do Grupo de Pesquisa Fil., Religiosidade e suas interfaces

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